Último dia desta competição começou bem cedo em Alfarim, 9 horas, para a disputa do 9º e 10º lugares, contra a equipa do CCD Vale de Milhaços.
Temperatura agradável no início do jogo e tempo um pouco enevoado, ajudaram a uma boa manhã de futebol. No entanto, não se assistiu a um bom jogo, principalmente nos momentos iniciais. Duas equipas com posturas diferentes, uma que não queria perder, outra, que tentava ganhar mas sem sucesso nas suas acções.
No final do primeiro tempo começamos por assentar o nosso jogo e com um futebol mais apoiado, dominamos o meio campo, todavia, o último passe teimava em não sair com a qualidade necessária para se criarem desequilíbrios no último terço do campo.
A segunda parte iniciou-se, como tinha terminado a primeira, domínio e troca de bola da nossa parte, e a equipa adversária remetida a meio do seu meio campo, defendendo como podia, e aliviando de forma a tentar surpreender-nos em contra ataque, sem êxito diga-se de passagem. Nos últimos minutos foi por de mais evidente a intenção de levar o jogo para as grandes penalidades, por parte do nosso adversário. Seria aí que teriam alguma hipótese e assim aconteceu.
Vencemos com 5 pontapés certeiros do João Borralho, Gonçalo Santos, Guilherme Cardoso, Filipe Miranda e Miguel Torres. Gonçalo Teixeira esteve bem e ainda defendeu uma grande penalidade mas a equipa de arbitragem resolveu "inventar" e mandar repetir a cobrança, mas apesar disso conseguimos a vitória.
Em jeito de balanço, foi uma prestação conseguida e os objectivos foram atingidos, claudicámos contra as duas equipas mais fortes da prova, o que foi perfeitamente normal.
Não posso, no entanto, deixar passar algumas situações que observei ao longos destes dias. Há quem paute o seu trabalho pela mediocridade, nós, trabalhamos para a excelência da nossa organização, do profissionalismo e do extraordinário espírito de grupo e de camaradagem que existe entre nós, professores, pais, familiares, atletas, amigos, enfim , todos os que nos acompanham, quer seja em terras de Sesimbra, ou noutro local do país ou mesmo no estrangeiro. Esses factos, são frequentemente invejados por outros, que em vez de melhorarem a mediocridade do já referido trabalho, mal-dizem o nosso e de forma infantil e ciumenta procuram desculpas para o seu insucesso. Somos um grupo capaz de se organizar para as mais diversas actividades quer seja um torneio ao pé de casa, seja na Gothia Cup, maior evento mundial de futebol jovem, outros porém organizarem-se, simplesmente, é tarefa de um grau de exigência elevado.
A todos esses apenas lhes digo TRABALHEM e aprendam com quem faz melhor, é isso que nós por aqui fazemos. Investigamos, lemos, pesquisamos, contactamos quem faz melhor do que nós de forma a evoluirmos...quando vemos sucessos nos outros aplaudimos e procuramos saber os segredos e as fórmulas que utilizam de forma a podermos enriquecer o nosso trabalho e desta forma podermos dar o melhor a este grupo extraordinários de pais, alunos, professores e auxiliares da acção educativa que acompanham um projecto que é único.
Um obrigado a todos quantos continuam, cada vez mais, a apoiar os "Lobatos Foot".
O José Carvalho e as novas tecnologias não se entendem da melhor forma, assim, aqui deixo o comentário dele.
ResponderEliminarBoa tarde amigos que gostam dos Lobatos e de futebol. Em jeito de balanço da Sesimbra summer cup vou fazer o meu comentário, mas desta vez mais amplo para encerrar esta época longa que se iniciou no inicio de Setembro de 2010, pois a Gothia Cup será um evento a parte nada tendo haver com a nossa realidade futebolistica.
Começando pelo fim , ou seja pela Sesimbra Summer Cup que estive presente desde o inicio (apresentação e sorteio) verifiquei que houve um grande esforço da autarquia de Sesimbra em promover a sua terra , dar a conhecer todas as suas qualidades (mar, peixe , clima e organização) e esforço em receber os seus visitantes, através do futebol. Pois, nos ultimos anos a autarquia conjuntamente com as juntas de freguesia e clubes (Sesimbra, Zambujal e Alfarim) conseguiram colocar sinteticos nos seus campos, Ora todos sabemos que somente no relvado se pode praticar futebol de qualidade e sem esses relvados provavelmente não teriamos Sesimbra Cup estes ano e no futuro. E, quem sabe não teremos para o proximo ano, equipas estrangeiras (suecas, dinamarquesas, norueguesas , brasileiras e outras) Eu referi equipas de futebol, nada mais,Pois, os Lobatos também podem levar o nome de Sesimbra até à Suécia.
Concluindo eu gostei praticamente de tudo, das pessoas da organização que se esforçaram, da sua disponibilidade, das equipas que praticaram um futebol competitivo apesar do elevado calor, e até ao momento sem incidentes. Apenas não gostei da arbitragem, pois os arbitros eram muitos jovens e os outros não tinha a minima qualidade. Acho que a organização vai provavelmente rever este aspecto para o proximo ano.
No entanto isto reflete o estado sócio-cultural do nosso país. os arbitros deveriam ter mais preparação antes de apitar, pois estes eram jogos particulares mas verifica-se também em jogos oficiais . Os jovens que pretendem ser arbitros frequentam um curso de poucos meses e depois fazem alguns testes praticos e teoricos e aqueles que obtem o diploma entram logo como fiscais de linha em jogos oficiais, Ora, bem não estão minimamente preparados e depois são trucidados pelo publico que querem ganhar de qualquer maneira. Mas se acontecesse apenas com os arbitros estavamos menos mal na nossa sociedade, o problema é que acontece também com os professores que após uma qualquer licenciatura são colocados em escola e vão dar aulas sem qualquer curso de pedagogia, ouseja são lançados como os arbitros sem qualquer preparação.Quer isto dizer amigos que o problema da nossa sociedade não é principalmente económico mas de educação ou instrução. Enquanto, quem manda não investir na educação e na instrução o nosso pais não evolue. E, os arbitros são os menos culpados porque devem decidir em fracções de segundo, ainda não tem meios audiovisuais (não se podem admitir é que apitem com anterior ingestão de alcool)e são quase sempre criticados ou por uma ou outra equipa.
Cónvém ainda salientar que o exemplo vem de cima, e mais grave é um juíz (neste caso não é um arbitro)mas um magistrado que não tem apenas fracção de segundos para decidir, ou seja esta no seu gabinete ou em casa a elaborar uma decisão e também erra ou um ministro, com todos os acessores que tem disponiveis e todo o tempo do mundo e toma decisões erradas, Um arbitro somente tem uma fracção de segundos, não convém é ingerir alcool porque isso dá má imagem ao futebol e potencia varias situações. O problema da nossa sociedade não esta no futebol , que ocupa os jovens e muita gente, mas espelha bem como vai a nossa sociedade.
Depois desta opinião mais profunda, quero terminar por enaltecer o trabalho do autor deste projecto LObatos Foot,
- Armando Lopes pelo seu trabalho excepcional nos Lobatos, pela sua criação, organização e competencia, pois sem a coragem e competencia dele não existia Lobatos Foot e ida á Gothia Cup ( e obviamente sem apoio da escola e dos pais);
Um agrande abraço para todos lobatos e dos que gostam de futebol.
José Carvalho
Parabéns Lobatos! Foi uma experiência magnífica, enriquecedora e inesquecível privar com todos vós durante este quatro dias. Grato por me terem acolhido. É emocionante estar no banco sentado ao vosso lado, vibrar com as vossas jogadas, com os vosso golos, partilhar das vossas alegrias.
ResponderEliminarParabéns Armando Lopes, pelo trabalho desenvolvido neste projecto, por tudo o que é proporcionado a estes jovens. Grato pelo convite para integrar este grupo.
Parabéns Sesimbra, por este magnífico torneio que consigam no próximo ano a sua internacionalização.