Torneio de Sub-15, Sertã

Torneio de Sub-15 da Sertã
No dia 7 de Maio a família Lobatos deslocou-se à Sertã. A alvorada foi marcada para bem cedo. A viagem correu amenamente em ambiente familiar e divertido. Fomos recebidos de forma amistosa e calorosa e, cordialmente, retribuímos com amizade e simpatia. Por onde passamos fazemos amigos, deixamos amigos. Ser Lobato é assim… é uma honra e um motivo de orgulho.
Socialmente, os nossos Lobatos são também exemplares, respeitam e, como tal, são respeitados e acarinhados.
Deixamos aqui um grande abraço à boa gente da Sertã que tão bem nos acolheu e recebeu. Trazemos saudades do seu companheirismo, da sua simpatia, da sua disponibilidade para nos agradarem e nos fazerem sentir em casa. Esperamos um dia retribuir a vossa amizade. Um grande abraço.
O nosso agradecimento ao Sertanense F. C. pelo convite que nos endereçou para a participação neste torneio. Um grande bem-haja e votos de muito sucesso desportivo e social. Parabéns pela organização deste evento. Parabéns pelo planeamento e pela alegria com que o realizaram. Parabéns pela promoção do desporto jovem.
O nosso abraço amistoso às equipas de Pedrógão Grande e dos Pescadores da Costa da Caparica.

Resultados:
Lobatos Foot — 1        Pescadores C. C. — 1
Pedrógão Grande — 0      Lobatos Foot — 13
Lobatos Foot — 2       Sertanense F. C. — 1




Desportivamente, participámos num grande evento, onde defrontámos valorosas equipas. Por um lado, se já conhecíamos o valor e potencial dos nossos amigos e vizinhos da Costa da Caparica, por outro, muito nos surpreendeu positivamente a equipa da Sertã, pelo valor dos seus jovens jogadores e pela elevada qualidade do futebol que praticam. Foi fantástico e de grande nível o jogo que com eles disputámos.
De enaltecer, nos Lobatos, o espírito de entrega e a determinação com que participámos neste evento. No primeiro jogo, contra um adversário sempre muito difícil, de grande qualidade como equipa e com excelentes valores individuais, começámos por nos adiantar no marcador e fomos superiores durante o primeiro tempo. No segundo tempo, os Pescadores da Costa da Caparica, subiram de rendimento e, justamente, alcançaram a igualdade. Lutámos muito, defendemos bem, estivemos em muito bom nível.
No segundo jogo, o resultado fala por si próprio e é revelador da nossa atitude dentro de campo, isto porque contra equipas teoricamente mais fracas é também necessário lutar dentro de campo para que, na prática, essas equipas se tornem mesmo mais fracas e possam ser, de facto, vencidas, o que também denota o respeito por todos os adversários. Pois bem, os nossos Lobatos nunca baixaram os braços, arregaçaram as mangas e deitaram mãos à obra, construíram o resultado, foram à procura dele, procuraram-no sempre golo após golo, não se pouparam a esforços, jogaram sempre da mesma forma desde o primeiro até ao último minuto. Atitude. Uma enorme atitude, merecedora de ser enaltecida. Parabéns!
O terceiro e último jogo é um daqueles jogos que quem vai ao estádio gosta de ver, jogou-se futebol, houve entrega, luta cordial, determinação. Em campo, estavam duas equipas a jogarem para ganhar, assistiu-se a bom futebol, viu-se jogar à bola e estamos a falar de atletas do escalão sub-15, sendo que a maioria dos nossos Lobatos tem ainda 13 anos. Foi um jogo muito difícil para os Lobatos, estávamos perante uma grande equipa, aguerrida, que joga um futebol apoiado, com muita boa circulação de bola, com grande interligação e entreajuda entre os sectores. Foi magnífica a entrega dos nossos jogadores e foi brilhante a orientação táctica. As mudanças estratégicas operadas no terreno são reveladoras do potencial de conhecimento e de sabedoria em construir a equipa, aproveitando as qualidades e pontos fortes dos atletas, o jogo foi desequilibrado inteligentemente, de um sistema de 4 x 3 x 3 passou-se para 4 x 4 x 2, abrindo a frente de ataque, o golo da vitória haveria de acontecer, em campo cada Lobato sabia o que tinha de fazer. Parabéns a ambas as equipas e a todos os intervenientes nesta partida. Na bancada… a festa foi nossa. SOMOS LOBATOS!!!! SOMOS LOBATOS!!! SOMOS LOBATOS!!!

Análise da participação e prestação dos Lobatos Foot.
A nossa equipa partia para este quadrangular com várias baixas, umas por lesão (Torres, Lopes e Pedro) e outras, no primeiro jogo, por compromisso na Selecção Distrital Sub-14 (Peixe, Rufio e Freches).
O primeiro jogo foi extremamente exigente em termos físicos, não só tínhamos acabado de chegar de viagem, como a equipa adversária era muito forte fisicamente, com a chuva, na segunda parte, mais dificuldades sentimos. No entanto, obtivemos um resultado positivo o que nos deixava na corrida para discutir o Torneio.
No segundo jogo, face a um adversário mais fraco, com quem as outras equipas tinham ganho por 5 e por 6, nós ganhámos por 13! O que só é possível porque jogámos em equipa.
O terceiro jogo era o decisivo, pois necessitávamos ganhar à equipa da casa para vencermos o Torneio. Com um ambiente fantástico e um apoio do nosso público de fazer inveja, fizemos um jogo muito inteligente e aquilo que perspectivámos acabou por acontecer.
Gonçalo Teixeira e Alexandre Peixe estiveram muito bem, sem qualquer responsabilidade nos golos, mostraram estar a atravessar um bom momento de forma com bons índices de confiança.
Guilherme Cardoso, Tiago Marques e Ricardo Marques, nas funções de laterais, continuam a dar mostras que estão à altura dos acontecimentos, apesar de defrontarem quase sempre adversários mais velhos e mais fortes fisicamente.
Gonçalo Abreu e Hugo Oliveira foram os centrais de serviço quase a tempo inteiro neste Torneio e mostraram que são opções tão credíveis como quaisquer outros que possam ocupar essa posição. Tiveram dois testes extremamente exigentes e revelaram estar perfeitamente à altura dos acontecimentos. Hugo esteve num plano muito elevado. Abreu fez um grande torneio, vem a subir de forma e a mostrar as suas características ímpares.
Gonçalo Rufio e Filipe Miranda (Pipo) são neste momento dos melhores trincos do Distrito de Setúbal. E esta apreciação diz tudo sobre prestação de ambos. A sua qualidade ficou patente.
Eduardo Costa, Miguel Mestre e Lucas Duarte, estiveram os três muito bem durante todo o torneio. São de realçar o grande golo, apontado por Lucas, no terceiro jogo, marcado eximiamente na cobrança de um livre directo, e também a excelente condição física de Edu.
João Borralho, Ricardinho Carvalho e Miguel Freches, os nossos extremos estiveram muito bem durante todo o torneio, sendo de salientar quer a sua acção nos processos ofensivos, quer a sua função defensiva. Borralho teve momentos no segundo jogo que deliciaram quem estava o ver o jogo, possui pormenores técnicos como poucos, continua a crescer de forma. Realizou um bom torneio. Ricardinho teve neste torneio as suas prestações mais bem conseguidas, fez uma jogada soberba no primeiro jogo e que resultou no nosso primeiro golo. Despontou neste torneio e obteve dois golos de fino recorte técnico. Freches, uma vez mais, mostrou o seu enorme potencial. A jogada do golo da vitória, no terceiro jogo, é testemunho disso mesmo, do seu valor, da sua garra e da sua determinação. Teve também uma excelente entrega defensiva.
Tiago Lopes e Gonçalo Santos foram os nossos avançados e estiveram muito bem neste torneio. Gonçalo foi autor de um golo absolutamente espectacular, a sua acção foi importantíssima e determinante para a equipa. Tiago marcou cinco golos em 30 minutos, atravessa um excelente momento de forma. Esteve muito bem defensivamente e na pressão sobre o adversário. Abriu espaços para os colegas, como no golo da vitória no último jogo, arrastando consigo os defesas. Está também de parabéns pela conquista do troféu de melhor marcador do torneio.
Miguel Torres, Gonçalo Lopes e Pedro Soares marcaram presença, mas, infelizmente, as suas lesões foram impeditivas de jogarem.

Terminada esta primeira fase de preparação, é chegado o momento de fazermos um pequeno balanço. Realizámos oito jogos, vencemos sete e empatámos um. Participámos em dois torneios que vencemos. Marcámos vinte e cinco golos e sofremos apenas três. Dezoito dos vinte e cinco golos resultaram de assistências.