A Caminho da Suécia

Iniciamos neste espaço a publicação das crónicas dos jogos de preparação que fazem parte da caminhada a percorrer até à nossa participação na Gothia Cup 2011.

As crónicas dos jogos de preparação que se integrarem na participação em torneios, para os quais orgulhosamente e honradamente temos vindo a ser convidados, serão publicadas em espaço próprio criado para cada um desses eventos desportivos.
Estas crónicas consistirão apenas numa apreciação sumária da prestação da equipa e dos atletas, obviamente a análise e o trabalho específico são feitos no seio da equipa pelo seu responsável técnico, o Professor Armando Lopes.


PAIO PIRES F. C. — 0                          LOBATOS FOOT — 1
Campo do Vale de Abelha
13/ABRIL/2011
Este jogo ficará para a história como o primeiro em que os Lobatos jogaram como equipa um jogo de Futebol de 11, motivo pelo qual para o técnico Armando Lopes as expectativas não eram muito elevadas. Pretendeu-se, essencialmente, criar rotinas de posicionamento e de ligação entre os sectores (defesa, meio-campo e ataque), bem como, as reposições de bola em jogo, pontapé de baliza, lançamentos laterais, pontapés de canto e livres. Considero que os objectivos propostos foram amplamente atingidos o que perspectiva uma boa evolução. Temos, muito trabalho, pela frente, onde teremos de melhorar ao nível do passe, da comunicação, da finalização e do posicionamento.
Na baliza, Alexandre Peixe e Gonçalo Teixeira, realizaram ambos um trabalho muito bom e com intervenções muito seguras.

Gonçalo Lopes, Hugo Oliveira e Gonçalo Abreu, tiveram um bom desempenho nas tarefas defensivas enquanto centrais. Lopes esteve muito bem a “subir” até à área adversária; Hugo foi ganhando confiança com o desenrolar da partida, acabando por fazer um bom jogo; e  Abreu que também foi subindo de rendimento durante o jogo, tendo ainda um bom desempenho a lateral.

Ricardo Marques, Tiago Marques e Guilherme Cardoso realizaram um trabalho muito bom nas zonas laterais do campo, sendo que em termos defensivos atingiram a nota quase máxima.

Gonçalo Rufio e Filipe Miranda (Pipo) foram os “carregadores de piano”, revelaram um trabalho de equipa muito bom e uma excelente atitude dentro de campo com muitas recuperações de bola, consequência da excelente condição física que denotam.

Lucas Duarte (1 golo), Eduardo Costa e Miguel Mestre foram os “criativos” que sem nunca terem jogado juntos e apenas com as indicações dadas e com o trabalho efectuado ao nível dos treinos, conseguiram efectuar um excelente jogo.

Miguel Freches, João Borralho, Ricardo Carvalho (Ricardinho) estiveram em bom plano a jogar nas alas. Ricardinho efectuou algumas boas jogadas e criou oportunidades de golo; Borralho foi ganhando confiança para expor o seu potencial com o desenrolar da partida e mostrou preocupações defensivas; Freches fez um grande jogo, com bom trabalho defensivo, boas “incursões” para o centro e com dois bons remates à trave.

Pedro Soares e Tiago Lopes foram os avançados que realizaram um trabalho de sacrifico em prol da equipa, com boas movimentações e boas “tabelas” com a linha média. Pedro mostrou um óptimo empenho e foi ganhando confiança ao longo da partida, dizendo à equipa pode contar com ele; Tiago teve três ou quatro pormenores à ponta-de-lança, com uma boa tentativa no livre marcado e uma excelente entrega.


           
            

COVA DA PIEDADE — 1                          LOBATOS FOOT — 2
Cova da Piedade
18/ABRIL/2011
No geral, o segundo jogo de preparação correu bem e foi do agrado do responsável técnico Em termos gerais estivemos com mais posse de bola do que no último jogo, exemplo deste facto foi a equipa adversária raramente ter chegado à nossa baliza apesar de ter marcado um golo. Estivemos, mais uma vez, bem nos cantos contra, não dando hipóteses que a bola fosse jogada de forma fácil pelos adversários. Nos cantos a favor, melhorámos do último jogo para este.

Na baliza, Gonçalo Teixeira teve boas intervenções sem qualquer responsabilidade no golo sofrido, vem melhorando o seu índice de confiança; e Alexandre Peixe que efectuou um ou outro lançamento rápido à mão, de resto foi quase um mero espectador.

Hugo Oliveira, Gonçalo Rufio, Gonçalo Abreu, Gonçalo Lopes e Miguel Torres ocuparam defensivamente o sector central que esteve em muito bom plano, chegando quase sempre primeiro à bola, estando muito bem nas marcações e actuando com inteligência nas faltas cometidas. Hugo continua a ganhar confiança e a subir de rendimento, realizando mais uma boa partida; Rufio actuou numa posição mais recuada do que o habitual mas esteve em bom plano; Lopes fez mais um jogo bem conseguido com boas tentativas de sair com a bola controlada; Torres realizou um jogo de crescente recuperação do seu nível físico; Abreu jogou a central, lateral e extremo, mostrando a sua polivalência e porte atlético, continua a ganhar confiança.

Ricardo Marques, Tiago Marques e Guilherme Cardoso realizaram um trabalho muito bom e de sacrifício, defendendo muito bem, ofensivamente souberam criar desequilíbrios dos quais a equipa pode tirar elevado rendimento.

Filipe Miranda (Pipo), Eduardo Costa (Edu), Lucas Duarte e Miguel Mestre formaram o meio-campo que mais uma vez esteve em grande nível quer nas recuperações de bola, quer a iniciar jogadas ofensivas. Pipo fez um grande jogo, com boa visão e leitura de jogo; Edu esteve bem na distribuição e na variação do jogo, actuou também a trinco com um bom desempenho; Mestre realizou mais um bom jogo com três ou quatros incursões pela meia esquerda de nível muito elevado; Lucas teve um bom desempenho, fazendo um bom jogo com boas movimentações e boas aberturas.

Miguel Freches, João Borralho e Ricardo Carvalho actuaram em bom plano na posição de extremos. Ricardinho consoante a sua confiança vai aumentando de jogo para jogo, assim a sua prestação vem também subindo para níveis mais elevados; Borralho teve três ou quatro pormenores de fazer os olhos em bico aos defesas e sofreu três a quatro entradas à margem da lei; Feches (2 golos) teve boas iniciativas pelo corredor esquerdo e um bom posicionamento defensivo.

Gonçalo Santos e Tiago Lopes foram os jogadores mais avançados e estiveram em bom plano também. Gonçalo realizou bons pormenores no meio campo que evidenciam a melhoria do seu ritmo competitivo; Tiago teve um bom desempenho na frente do ataque com uma boa assistência e três ou quatro pormenores interessantes, esteve agressivo na recuperação de bolas na zona do meio-campo. Foi pena o golo invalidado.


Ficam alguns dos registos fotográficos deste jogo.






















 

PESCADORES — 0              LOBATOS FOOT — 2
Costa da Caparica
20/ABRIL/2011
Realizou-se a 20 de Abril o terceiro jogo de preparação para a Gothia Cup 2011. Foi o teste mais duro e mais exigente que tivemos, referiu o Professor Armando Lopes, eu sabia que seria assim, pois a equipa dos Pescadores é constituída maioritariamente por atletas de 1996, com muito mais altura e peso que a média da nossa equipa. Mas é necessários termos jogos assim, pois temos de estar preparados para jogar contra equipas mais desenvolvidas em termos físicos. Foi mais um excelente teste! Fizemos uma primeira parte de grande qualidade. Muita concentração defensiva, boas transições defesa, meio-campo, ataque. O primeiro golo é uma jogada daquelas que todos os treinadores ambicionam ver, desde que se treinem essas transições, a jogada começa na nossa zona mais recuada, o meio campo desenvolve, joga para o extremo, que trabalha sobre o adversário directo, cruza e o avançado antecipa-se ao defesa e faz golo. Simples. Eficaz. Bonito. Colectivo. Quando assim acontece é sinal que estamos no bom caminho. Parabéns!

Os guarda-redes, Gonçalo Teixeira (defendeu um penalti) e Alexandre Peixe, mostraram porque fazem parte dos Lobatos. Tiveram grandes intervenções com boas saídas dos postes, mostrando-se sempre seguros, comunicando e transmitindo essa segurança aos colegas de equipa e tomando as melhores decisões nas reposições de bola.

Defensivamente, este foi o jogo mais exigente onde o nosso sector mais recuado foi posto à prova mais vezes, mas em que correspondeu sempre muito bem. Miguel Torres teve um bom desempenho e continua a recuperar a forma; Hugo Oliveira continua a ganhar confiança, esta foi já uma grande prestação e uma mostra do seu valor; Gonçalo Lopes (1 golo) esteve num bom plano mostrando toda a sua fibra e raça; Gonçalo Abreu realizou o melhor destes três primeiros jogos, continua em ascendente de confiança, estando bem quer como extremo, quer como defesa.

Os defesas laterais estiveram também num plano muito bom. Ricardo Marques, Tiago Marques e Guilherme Cardoso tiveram tarefa difícil mas ganharam quase todos os lances. Exemplar foi a prestação de Gui que apesar da grande diferença de estatura e de peso do seu opositor nunca virou a cara à luta e foi sempre implacável na marcação.

O meio campo foi uma máquina! Ritmaram o jogo, defenderam, fizeram aberturas, lutaram, subiram no terreno. Fizeram um jogo excelente. Lucas Duarte, Eduardo Costa, Gonçalo Rufio, Miguel Mestre, conseguem atingir um nível que não é comum em tão jovens jogadores, privilegiando o colectivo em detrimento do individual, assim, nunca existem desequilíbrios defensivos. Fizeram o melhor dos três jogos. Uma palavra de apreço e de melhoras para o Filipe Miranda (Pipo) que saiu lesionado aos dois minutos.

Os nossos extremos, Miguel Freches, Ricardo Carvalho e João Borralho estiveram num plano muito bom. Ricardinho vem a ganhar confiança gradualmente, jogo após jogo, terminando esta partida em grande plano; Borralho é um virtuoso por natureza, realizou o melhor dos três primeiros jogos, tomou quase sempre as melhores opções, voltou a sofrer uma grande penalidade não assinalada, cumpriu defensivamente; Freches construiu uma grande jogada para o primeiro golo, soube dosear o seu esforço, continua em ascendente e a mostrar um potencial ilimitado, fazendo mais um excelente jogo.

Na frente, Gonçalo Santos e Tiago Lopes (1 golo) estiveram à altura do jogo com muita luta e na criação de espaços, trabalharam muito na frente do ataque. Gonçalo está em ascendente de rendimento e fez um jogo em muito bom plano, protegendo a bola, fazendo aberturas excelentes, sinónimas da sua grande visão de jogo; Tiago Lopes fez o melhor dos três primeiros jogos, esteve muito bem nas movimentações e na pressão exercida sobre o jogador com bola, trabalhou na frente do ataque, recuperando bolas na zona média e soube fazer faltas que impediram a progressão adversária no nosso meio campo. Culminou com um golo apontado de pé esquerdo, onde mostrou agressividade, antecipando-se ao central.
Após estes três jogos é de realçar o magnífico trabalho colectivo, o espírito de entreajuda, a solidariedade dentro de campo, a cultura da filosofia do anti-vedetismo individual; as vedetas são todos, são os jogadores, o seu responsável técnico e os seus colaboradores, a vedeta é a equipa, é o grupo, são os Lobatos. Parabéns Lobatos! Temos orgulho em vós.